sexta-feira, 8 de abril de 2011

Consumidor nordestino quer preço baixo e promoção

Os consumidores nordestinos procuram preço e promoção ao comprar produtos e que prometam também vantagens e melhoria de vida. Os dados foram apresentados hoje no segundo dia de palestras do Nordeste, A Bola da Vez, por Eduardo Ragasol, presidente da Nielsen no Brasil.

A pesquisa inédita sobre as vendas comparadas de 139 produtos no Brasil e no Nordeste no ano passado serviu de base depois para o debate sobre “O que ainda não sabemos sobre o consumidor do Nordeste”. A mesa debatedora foi composta por Edison Celso Martins, presidente da Abap de Pernambuco, Dante Iacovone, diretor superintendente da Rede Bahia, José Linhares, diretor da Central de Outdoor, e Nilson Sarti, presidente da Ademi-BA.

Apesar de 64% dos consumidores serem de baixa renda, a pesquisa da Nielsen/Retail Index aponta que os nordestinos estão sofisticando os seus hábitos. Apesar da região concentrar o consumo em categorias básicas, curiosamente, a venda de whisky ocupa o 15 lugar em valor agregado no Nordeste e 35 no resto do País.

As maiores contribuições para o crescimento das vendas de produtos na região foram a cerveja (34%), refrigerante (17%) e água mineral (4%). Também aparecem com destaque o leite em pó (3%), aguardente (3%), fralda (2%) e desodorante (2%).

“O clima quente explica a predominância do consumo de bebidas na região, mas questões culturais influenciam fortemente o consumo de produtos que têm o sabor que agrada mais aos nordestinos, como biscoitos, café e aguardente”, apontou Ragasol.

Segundo ele, nos próximos três anos a região vai crescer mais do que a média nacional. “A concorrência vai se acirrar e as marcas que quiserem chegar fortes aqui devem prestar atenção na logística, regionalismos e focar no capital humano, investindo na educação”, finalizou.

do site da ABAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário